terça-feira, 21 de junho de 2011

Sobre o futuro

O que será que nos espera daqui a alguns anos? Lares automatizados no melhor estilo 'Jetsons' ou cidades devastadas e problemas com falta de água e energia advindos do nosso mau comportamento com o meio ambiente?

Cada dia vejo mais filmes e livros sobre profecias e premonições acerca de um destino terrível para os seres humanos, um futuro de dar medo! Seja porque o mundo vai acabar, porque a Terra vai explodir, porque as pessoas vão se deformar, ou até pelo religioso Apocalipse, um enorme número de pessoas parece estar motivado a falar sobre as possíveis catástrofes que podem dar fim a nossa existência nos próximos tempos. Isso pode acontecer ou não, mas para algumas dessas hipóteses uma mudança de comportamento hoje garantiria um amanhã melhor - ou um amanhã qualquer.

Por outro lado, esta semana ainda, foi testada com sucesso em laboratório, a primeira vacina contra câncer de próstata, e em dois anos estão previstos os testes humanos! Isso é praticamente a redescoberta da pólvora, é a possibilidade de esperança pra que nossos filhos e netos não sofram com o que é, possivelmente, o maior mal dos dias modernos. Em outras palavras, existem também previsões de um futuro muito doce nos esperando ai pra frente...

Sem contar milhões de razões que temos para acreditar que o que nos espera há de ser fantástico. A nova campanha comercial da Coca-Cola, que levanta o tema "dos bons serem maioria" e muito sabiamente atrelou a marca ao conceito de felicidade, se tornou uma febre em poucos dias por um motivo óbvio: queremos muito acreditar que o bem prevalece, e precisamos de reforço para isso, frente a todo o horror que assistimos diariamente, praticado pelo próprio ser humano! Ações voltadas aos bons exemplos e bons comportamentos serão cada dia mais valorizadas, a fim de motivar as sociedades.

De qualquer forma temos de entrar na linha, cuidar de nossas crianças para que levem a frente nossas perspectivas de mundo melhor, cuidar desse planeta que tão bem cuida de nós, cuidar para que não sejamos nós mesmos os produtores do tal "fim dos tempos". O futuro é a adição de tempo passado mais presente, sistematicamente, e não tem como mudar o resultado sem alterar as parcelas da equação. Uma vez que o passado não permite esse tipo de interferência, o jeito é darmos uma repensada no presente... e o futuro tem tudo para ser brilhante!





Nenhum comentário:

Postar um comentário