terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por onde anda Deus?


Essa semana li numa revista uma entrevista de uma famosa cantora de axé dizendo que fala com Deus pela televisão... é isso aí, segundo a musa dos seguidores de trio elétrico o Senhor manda sinais e mensagens para ela pelo televisor, através dos inúmeros programas evangélicos da madrugada. Com certeza a afirmação me foi estranha, mas não cheguei de todo a duvidar, afinal de contas cada um tem o direito de encontrar com sua fé onde bem entender... mas a reação a minha volta quando eu comentei não foi de aceitação.

O episódio também me lembrou da letra de uma antiga canção pop, dos oitenta/noventa, que eu adorava na adolescência... dizia algo como "sim ele é Deus, e eu sou louca, mas ninguém desconfia, pois disfarçamos muito bem e somos imortais, vou rezar, ligar o rádio, ficar invisível (...) Deus por favor apareça na televisão!", e esse era o som top, tocava sem parar nas rádios... Na época me recordo que as famílias não aceitavam muito bem a música, como se fosse uma espécie de desrespeito, mas vai saber se os compositores também não sentiam certa ligação entre sua religiosidade e os meios de comunicação?

Vejam bem, não estou aqui defendendo gregos nem troianos, e até pelas profissões que escolhi seguir na vida sou bem eclética quanto à religiosidade - tenho a minha, mas aceito a dos outros numa boa, a não ser que se torne agressiva com o que eu considero correto e humano - mas chega a ser engraçada a forma como alguns execram os meios de comunicação, com campanhas do tipo "televisão é a besta" e tal, e outros encontram justamente na telinha uma forma de receber ensinamentos espirituais...

Que Jesus foi o maior comunicador da história é fato, e que a televisão exerce poder sobre os telespectadores é outra grande verdade, portanto porque temos tanto preconceito com as situações religiosas ligadas a tv? Chega a ser engraçado isso, temos uma diversidade de canais religiosos, sejam eles católicos, evangélicos, espíritas etc. - enfim, tem pra todo gosto - mas todos são vistos de forma preconceituosa, exatamente o contrário do que pregam!

Aliás, sejamos sinceros, que fundamento tem qualquer guerra religiosa - tenha ela as proporções de dois países se destruindo ou dois vizinhos deixando de se falar - se no fundo, pelo menos em teoria, todas as religiões e agrupamentos religiosos buscam o mesmo ideal, a paz? Será que quando nos colocamos a brigar por "motivos religiosos" são estas mesmo as nossas razões, ou é simplesmente a dificuldade de aceitar as diferenças, ou a vontade de ser sempre melhor, do melhor grupo, do grupo da verdade que nos move? Situações como essa de hoje me fazem pensar se a religião algumas vezes não afasta mais as pessoas de Deus e de sua crença real do que as aproxima...

Enfim, certo mesmo estava aquele famoso texto Desiderata, que foi encontrado em um manuscrito numa igrejinha de Baltimore, que diz: "Você é filho do universo e merece estar aqui. Procure, pois, estar em paz com Deus, ou com aquilo que chama de Deus. Caminhe com cuidado e faça seu esforço diário para ser feliz." É isso aí, esteja em paz consigo e estará em paz com seu Deus ;o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário