quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Bela e a Fera


Pode parecer meio infantil, mas é a minha história preferida! Uma moça que vive com o nariz enfiado em livros, lugares distantes, duelos de espadas e no final um príncipe escondido... vai gente, é a minha cara!

Mas sabe, eu acho que essa história tem muito mais a oferecer do que o básico: princesa conhece príncipe e após enfrentar o malvado vilão ele se casa com ela. A história da Bela e da Fera entra em muitas esferas de nossa vida, talvez por isso emocione tanto as pessoas, e esteja com sua milionésima montagem aqui no Teatro Abril - aliás,belíssima montagem, chorei horrores... rs

Enfim, acho que o primeiro ensinamento da história é o amor entre a filha e o pai. Parece que isso passa desapercebido pelas pessoas, mas a Bela abre mão de sua vida por amor ao pai, ela se submete a passar o resto dos seus dias no calabouço de um monstro pra que ele tenha de volta a liberdade. Quer saber, acho que só quem já passou por coisa parecida é que sabe como é, mas a grande verdade é que o amor que une pais e filhas é uma das coisas mais fortes que existe, pelo menos eu com meu pai sempre fui assim. E se eu pudesse ter feito o mesmo que ela por ele eu teria, porque não há esforço que pareça grande demais quando se trata de salvar quem amamos... eu que o diga, você primeiro faz e depois pensa...

Bom, ai vem o ensinamento óbvio, nunca deixe de sonhar! No final das contas o maior pesadelo da vida dela se tornou um sonho, e tudo porque ela teve a coragem de enfrentar o desconhecido em busca de um ideal. Na verdade a Bela só encontra e compreende os encantos do castelo porque ela realmente acreditava em seus sonhos, nas histórias de seus livros de contos, de outra forma toda a magia do castelo a teria assustado, e invés de enxergar um príncipe na Fera ela pensaria que era um feiticeiro, bruxo, ou algo do gênero.

Ah, e o mais importante, nunca deixe de acreditar nas pessoas... As pessoas podem sim mudar, elas podem se construir e se reconstruir o tempo todo. Nunca acredite em quem diz coisas como "não sei porque você ainda dá chance para fulano ou ciclano se redimir". Perdoar e acreditar que as pessoas podem se tornar melhores e mais humanas é como um dom, lindo, que nem todos têm, mas quem tem precisa preservar. A esperança e a fé em pessoas boas e um mundo melhor é a força motriz que pode salvar a humanidade. Crer que o próximo pode sim se tornar um ser humano melhor foi o grande motivo de me tornar pedagoga. Aliás, apesar de ter sofrido algumas vezes na vida por dar chances, por assim dizer, não me arrependo de nenhuma delas.

E tem mais um ensinamento que eu acho interessante, e também passa desapercebido pelas pessoas: aprenda a controlar seus nervos! Isso é uma grande verdade. Principalmente hoje em dia, que vivemos estressados e cansados, é muito fácil nos irritarmos e despejarmos um caminhão em quem muitas vezes nem tem culpa, ou em situações que não justificam... Controlar nossos nervos é a melhor maneira de cuidarmos de nossa saúde física e emocional, evitando atritos desnecessários com aqueles que amamos.

Claro que pode ser só o meu olhar de jornalista apaixonada por semiótica que vê tudo isso - e outras coisas mais - num conto de fadas antigo, mas realmente me sinto muito bem todas as vezes que assisto ou ouço essa história. Acho que muito além de uma história de amor ela é uma história sobre esperança, e sobre as escolhas que fazemos na vida. Nós escrevemos nossa história, e é a partir de nossas decisões que desenhamos como será nosso destino.

Quanto a mim, criança ou não, continuo com a cabeça enfiada nos livros, sonhando com meus lugares distantes e duelos de espadas, e, é claro, acreditando no felizes para sempre...

PS) Pra minha amiga Batatinha, de quem eu estou com muitas saudades, vai o PS... A Bella do Crepúsculo também não é Bela à toa... Ela ama a fera, e consegue ver nela alguém especial... mudaram os tempos, mudaram os lugares, mas a história é a mesma, enxergar além do superficial, se apaixonar pela essência...

2 comentários:

  1. Nossa Alessandra! Como sempre seus textos são muito profundos e verdadeiros... E eu adoro textos assim, mas você tem o dom para isso.

    Você quase, quase conseguiu me fazer chorar, hahaha!!!! Mas eu não chorei e está tudo bem. Você tem razão no seu comentário final e eu acho bonito que alguém ou alguéns consigam escrever estórias que falem sobre a verdade no coração, apesar que na maioria das vezes o desfecho não é exatamente aquilo que vemos nas estórias...

    Acredito que o importante é viver plenamente e de acordo com nosso valores e crenças, mesmo que lá no final o que aconteça seja absolutamente diferente do esperado e desejado. Afinal de contas, o melhor sempre, sempre acontece, não é? Sim.

    Tratando as situações desta forma acho que dá para aprender mais e não reclamar tanto! Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  2. O namorado que leva e não ganha nem uma linha de crédito, tudo bemmm.... heheheh Bjoooooooooooooo

    ResponderExcluir