quarta-feira, 17 de junho de 2009

Etc


Existem muitas expressões que usamos e não temos idéia do que se tratam, simplesmente absorvemos o significado e vamos utilizando, como achamos melhor... e nessas situações muitas vezes a linguagem é assassinada, sem sombra de dúvida!

E o problema ultrapassa o não saber do que está falando. Em certos casos, como o do tal etc, o próprio emprego da expressão em frases é feito de forma tão errada que torna o texto todo meio estranho, e é isso que devemos evitar. Trocando em miúdos, é muito importante saber o que estamos falando, e empregar as expressões "estilosas" de forma adequada.

Vocês devem estar se perguntando quando foi que este blog se tornou um manual de língua portuguesa, mas não é nada disso... rs É que uma situação inusitada trouxe o assunto à tona: eu estava com meu irmão no elevador e um aviso tinha a mensagem final: "Avise seus parentes, tios, avós, crianças, e etc". Ele então comentou que a frase estava certa, e eu perguntei por que, intrigada com o súbito interesse dele pela língua portuguesa - que convenhamos nunca foi das áreas preferidas dele...

Enfim, ele citou o óbvio, faltavam as reticências! Ou seja, se o cidadão escreveu etc não podia colocar as reticências, que todo mundo coloca... rs É interessante a forma como as pessoas tendem a associar a expressão etc com o uso de reticências. Enfim, ai eu comentei com ele sobre o real significado de et cetera, e expliquei que a histórias das reticências ali era o menor dos problemas, feio mesmo estava a vírgula antecedendo e o "e etc", que ninguém merece e é capaz de enfartar um professor de português mais desavisado.

E justo o meu irmão, que quase nunca se abala com nada, ficou pasmo, me olhando, e depois soltou um sonoro "não é que você sabia mesmo do que estava falando"... rs

Quando essas coisas acontecem eu fico realmente intrigada: será que eu adquiri esse senso crítico todo com textos pelo meu trabalho ou são poucas as pessoas que dão bola pro que escrevem hoje em dia mesmo? Porque o aviso deve estar lá há algum tempo, e ninguém se pronunciou sobre sua correção... O que eu sei é que principalmente quem usa as palavras como ferramenta de trabalho deveria ficar mais atento, pra não passar por assassino do português nas paredes e quadros de aviso por aí...

Ah, e quanto ao meu irmão... bom, deixa ele com as reticências, que a vírgula e o ezinho ele já entendeu que não podem ficar lá antes do etc! Aliás, ele que sugeriu que nosso episódio viesse parar no blog, pois segundo ele "mais alguém podia aprender alguma coisa hoje..." rs rs rs rs rs

Última lição do dia, que nada tem a ver com a língua portuguesa: se todas as pessoas tivessem a humildade de entender que não sabem de tudo e quisessem compartilhar o que aprendem com os outros o mundo certamente seria melhor! Parabéns Bro! :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário