terça-feira, 16 de junho de 2009

O poder da mídia


Diz a história recente que a imprensa é o quarto poder, e que muitas vezes supera até mesmo os três primeiros, e é bem por ai que as coisas se desenham...

Quando falamos em liberdade de expressão talvez a expressão liberdade devesse ser substituída por poder... poder de expressão, pois é isso que realmente temos. E é nessa linha, da capacidade que a comunicação detém de mobilizar massas e construir imagens que vem a idéia nada enganada do quarto poder.

O que é muito complicado nessa equação são as funções dadas à comunicação... porque se a mídia se limitasse às boas informações, que têm utilidade pública, ela seria maravilhosa - mas também não teria graça nenhuma!

E é daí que surgem novelas, romances, reality shows, da necessidade de diversão da população, que a mídia sacia. Acontece que nesses programas que nada têm de informativo também está havendo comunicação, e mensagens também estão sendo passados, ainda que não sejam as mais adequadas. E essas informações recebidas muitas vezes não são percebidas pelo espectador, mas passam a fazer parte de seu "banco de informações" de forma subliminar.

Um belo dia, quando você repara, parece que todas as meninas usam os brincos da protagonista da novela, todos os rapazes usam o cabelo como o da estrela do reality show... e o fenômeno atinge todas as classes sociais e faixas etárias, pois todos querem se deixar atingir, todos querem ser pop!

A mídia muda nossa moda, nossos conceitos, nossos estilos, e nem percebemos... Até que chegamos ao ponto de muitas vezes ter de resistir ao poder da comunicação para manter nossos próprios padrões, e renegar o fashion passa a ser questão de muita coragem! Essa influêcia midiática pairando sobre nossas cabeças não é nada saudável!

Entretanto não seria justo massacrar os veículos de mídia por esse "abuso de poder", afinal de contas quem confere esse poder todo a eles são os seguidores. Ou seja, entramos naquele velho dilema do biscoito, a mídia controla a massa ou a massa se espelha na mídia? (vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais, lembram?)

Enfim, meu intuito aqui não é discutir o indiscutível, mas simplesmente alertar sobre o poder que todos temos nas mãos para a comunicação. Não estou aqui incitando uma passeata para contra o modelo do vestido da moça da novela, mas também não devemos nos deixar levar pela mídia o tempo todo, devemos manter nossos pontos de vista apesar de modismos, e o mais importante é que todos saibam a arma nuclear que têm nas mãos com a sua palavra!

As vezes ouço alguém dizer: "eu até falaria alguma coisa, mas não adianta só eu falar...". Pois bem, vou contar um segredo para vocês, vale a pena sim! Uma voz pode estimular outras mil vozes, e todos os grandes movimentos surgiram das idéias de uma única cabeça, que teve coragem e disposição de contagiar a outros com seus ideais.

A hora que o ser humano se der conta de quanto poder evolutivo tem através da comunicação não vai mais se deixar levar pela mídia, mas vai tê-la como sua aliada em busca de um mundo melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário