terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu tenho duas casas...


Eu tenho duas casas, uma de areia e uma de cimento. Numa delas eu ganhei a vida, e na outra eu aprendi a viver. Sempre que tudo parece estar errado é nas minhas casas que eu me encontro, é nelas que eu reencontro minhas razões.

A minha casa de areia é natural, é bonita do jeitinho que Deus fez. Lá o clima é quente, o sal do mar parece se misturar com todo o ar e todo dia tem cara de feriado. Na minha casa de areia as pessoas vivem num passo lento, delicado, simples, que mostra que nem tudo precisa ser acelerado e complicado para ter seu encanto.

A minha casa de cimento é linda, de um jeito caótico que poucos conseguem entender. Ela é o resultado de tudo que nós construímos, não só de cimento, mas também de sonhos e de trabalho. Lá o cinza é que reina, mas as árvores nos canteiros centrais das avenidas têm um verde mais vivo que quaisquer outras, no contraste com a cor de pedra.

Na casa de areia eu me encontro comigo, com a pessoinha romântica e sonhadora que vive dentro de mim e que precisa, de tempos em tempos, reavivar seus ímpetos de construir um mundo perfeito para pessoas perfeitas. Caminhando na areia a beira mar, seja sob a brisa do finzinho de tarde ou com os pés na água gelada da madrugada, tudo parece ser possível, por obra do destino. Olhando a imensidão do mar eu consigo me dar conta do privilégio que é viver nesse mundo lindo.

Na casa de cimento eu me encontro comigo, com a mulher bravia e trabalhadora que mora dentro de mim, que é independente com orgulho e que faz a sua vida, manda no seu destino. Caminhando na Avenida Paulista, num domingo a tarde ou no cair da noite de sexta-feira, eu consigo me dar conta da benção que é poder viver num lugar tão cheio de oportunidades, de diferenças, de cores, de religiõs, de corações, de vida. E de repente todos aqueles prédios parecem tão familiares que são como natureza pra quem aprendeu a ver sua beleza.

Eu tenho duas casas, e meu coração tem duas partes. Uma parte é sereia do mar, e uma parte é dama da terra. Eu sou agraciada pelo céu, pois eu tenho dois lares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário